Estudante Estrangeiro
Qualquer candidato estrangeiro pode participar do processo de seleção e disputar bolsa de estudo igual a qualquer candidato brasileiro. As bolsas são distribuídas de acordo com a disponibilidade e a ordem de classificação do candidato.
No entanto, prioridade é dada para os candidatos estrangeiros que concorrem por meio de um dos dois editais descritos abaixo.
PROGRAMA DE ALIANÇAS PARA A EDUCAÇÃO E A CAPACITAÇÃO (PAEC OEA-GCUB)
Este programa é um convênio entra a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e conta com o apoio da Divisão de Temas Educativos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil. O programa oferece bolsas acadêmicas para apoiar estudantes graduados em países membros da OEA para realizar estudos de mestrado e doutorado em universidades brasileiras.
O edital de seleção é publicado uma vez por ano, geralmente no mês de maio. Os estudantes selecionados para a bolsa iniciarão os estudos no primeiro semestre do próximo ano, conforme calendário de cada universidade.
PROGRAMA DE ESTUDANTES-CONVÊNIO DE PÓS-GRADUAÇÃO (PEC-PG)
Este programa tem por objetivo oferecer bolsas de estudo par estudantes de países com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia (ver abaixo a lista de países), para realizar estudos de pós-graduação, em nível de mestrado, em universidades (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, de tal modo a oferecer capacitação necessária para q o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.
Para obter a Carta de Aceite, sugere-se que o candidato entre em contato com um professor que atue em uma linha de pesquisa do interesse do candidato (ver quadro de docentes do programa). O professor realizará uma avaliação prévia do candidato e caso a avaliação seja satisfatória, a coordenação do programa emitirá uma Carta de Aceite condicionada à obtenção da bolsa PEC-PG.
O edital (chamada pública) para o programa PEC-PG é publicado pelo CNPq, geralmente, uma vez por ano. Os interessados em solicitar a bolsa devem enviar a solicitação e os documentos exigidos por meio de um formulário de proposta online disponível na Plataforma Carlos Chagas do CNPq.
Os estudantes selecionados para a bolsa iniciarão os estudos no primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o calendário da universidade.
Lista dos países com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia:
África, Asia e Oceania: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Camarões , China, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Líbano, Índia, Marrocos, Mali, Namíbia, Moçambique, Paquistão, Nigéria, República Democrática do Congo, Quênia, Santo Tomé e Príncipe, República do Congo, Síria, Senegal, Tanzânia, Tailândia, Togo, Timor Oriental, Tunísia, Vietnã.
América Latina e Caribe: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguay e Venezuela.