Palestra: Coordenação e Controle de Enxames de Robôs

Dia: 29/05
Horário: 14.00.

IMG_20170529_140509_HDR

Enxames de robôs (robotic swarms) são grupos compostos por um grande número de robôs mais simples, que individualmente não possuem muita capacidade, mas em conjunto podem realizar diversos tipos de tarefas. O uso de enxames de robôs tem uma forte inspiração biológica uma vez que diversas sociedades de animais e insetos requerem, de uma forma ou de outra, a coordenação de múltiplos agentes. Um dos principais desafios nessa área e o desenvolvimento de mecanismos que sejam escaláveis de acordo com o número de agentes de forma que grupos com 50, 100 ou 1000 robôs possam ser controlados eficientemente. Nessa palestra iremos apresentar alguns trabalhos que vêm sendo realizados no Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab) do Departamento de Ciência da Computação nas áreas de navegação, segregação e localização de enxames de robôs.

Luiz Chaimowicz é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Ele é doutor em Ciência da Computação pela UFMG (2002) e realizou um pós-doutorado em Robótica no GRASP Laboratory – Universidade da Pennsylvania, EUA (2003-2004). O Professor Chaimowicz é um dos coordenadores do Laboratório de Visão e Robótica (VeRLab) e também do J – Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Jogos. Suas áreas de interesse incluem robótica móvel, coordenação de múltiplos robôs, enxames de robôs swarms e jogos digitais, mais especificamente algoritmos de inteligência artificial aplicada a jogos.

Secretaria da Pós-Graduação
Departamento de Informática