Pesquisadores da UFV assinam melhor artigo do XXI Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho

O Departamento de Informática (DPI) da UFV recebeu mais uma vez o prêmio de Melhor Artigo no Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD). Desde o ano 2000, o evento anual apresenta os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos.

O artigo intitulado Design Exploration of Machine Learning Data-Flows onto Heterogeneous Reconfigurable Hardware foi selecionado dentre 47 trabalhos. Os autores são Westerley Carvalho Oliveira e Michael Canesche, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, o estudante de graduação Lucas Teixeira Reis, e os professores José Augusto Nacif (campus Florestal) e Ricardo Ferreira (orientador), do campus Viçosa.

O artigo premiado aborda o desenvolvimento de novos aceleradores em hardware para processamento eficiente dos algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning), uma das áreas mais promissoras da Inteligência Artificial.

Esta é a terceira vez que o DPI/UFV é premiado com o melhor artigo do WSCAD. O Departamento também ficou em primeiro lugar em 2010 e 2017. Além disso, recebeu menção honrosa em 2018. A 21ª edição do WSCAD aconteceu de 21 a 23 de outubro, sob coordenação da Universidade Federal do ABC.