Grupo de pesquisa do PPGCC conquista prêmios em competição internacional de Inteligência Artificial

Captura de tela do jogo

Os estudantes de mestrado da UFV Rubens Moraes Filho e Cleyton Rodrigo da Silva, com o doutorando da Universidade de São Paulo (USP) Julian Mariño, foram premiados em primeiro, terceiro e sexto lugares na Competição Internacional de MicroRTS, promovida pela IEEE Conference on Computational Intelligence and Games, em Maastricht, na Holanda.

A competição tem como objetivo avançar o estado da arte em tomadas de decisão sequencial com restrição de tempo real. Durante uma partida de jogo de estratégia, o agente de inteligência artificial precisa tomar milhares de decisões, com apenas alguns milissegundos de tempo de processamento entre uma decisão e outra. A equipe de estudantes da UFV desenvolveu três agentes inteligentes para jogar uma versão acadêmica de jogos de estratégia em tempo real. Para desenvolvê-los, foram utilizados conceitos de planejamento, busca heurística e teoria dos jogos.

O desenvolvimento dos agentes inteligentes é parte de um projeto coordenado pelo professor Levi Henrique Santana de Lelis, do Departamento de Informática da UFV, em parceria com os professores Claudio Fabiano Motta Toledo, da USP campus São Carlos, e Mario Nascimento, da University of Alberta no Canadá.

As pesquisas neste campo têm aplicações desde a robótica, como o controle de drones e equipamentos não tripulados, até o planejamento do tráfego aéreo, urbano e naval. Com o resultado da competição, os agentes inteligentes desenvolvidos pelos estudantes passam a ser o estado da arte a ser superado pela comunidade internacional.

Os resultados da competição estão disponíveis neste link. Os vídeos de alguns dos agentes durante o jogo podem ser conferidos pelo Youtube.

Reportagem produzida do site da UFV.